Conceitos e Exemplo Prático: User Control

Olá pessoal, neste artigo veremos os conceitos e um exemplo prático do User Control. Acompanhem:

O User Control nada mais é do que um controle customizável que você cria em seu projeto e que o objetivo disso é a reutilização dos códigos e atributos visuais em outras páginas do projeto.

Como qualquer controle, o User Control contém eventos próprios e propriedades. Ele é bem simples de ser criado, pois ele tem sua interface e nós só precisamos arrastar o User Control para a página e inserirmos o conteúdo.

Ele é um controle mais também é uma espécie de uma página, já que contém arquivos próprios com a extensão .ascx para a página em si e .ascx.cs para os códigos.

Uma idéia do uso de User Control é que podemos cria-lo dividindo-o em partes, uma parte será o cabeçalho, outra o conteúdo e outra o rodapé, por exemplo.

Assim, em nossas páginas não precisamos criar conteúdo do 0 em cada página, é só arrastarmos o User Control para ela (um pouco parecido com a Master Page, a diferença é que na Master a criamos uma vez e não precisamos arrastá-la para cada página nova, entre outras diferenças pequenas, mais isso será abordado em outro artigo, aguarde..).

Então crie um projeto do tipo Web Application, dando a ele o nome ExemploUserControl e dê OK. Vá na Solution Explorer, clique com o botão direito no projeto e clique em Add > New Item. Em Categories escolha Web, clique no template Web User Control, dê a ele o nome ucExemplo e clique em OK.

No User Control criado, vá ao modo Design e arraste alguns controles, como a imagem a seguir ilustra:

E no evento Click do botão faça o seguinte:


protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e)

{

this.Label1.Text = this.TextBox1.Text;

}

Assim nosso Label irá receber o que o usuário digitar no TextBox.

Agora vá ao modo Design da Default.aspx, abra a Solution Explorer e arraste o ucExemplo para ela. Arraste duas vezes, para que a sua página fique como abaixo:

Perceba que posso arrastar diversas vezes o mesmo User Control para a mesma página, ou seja, o User Control permite ser “instanciado” em nossas páginas. Agora aperte F5 para compilar a aplicação e insira valores diferentes em cada um dos controles:

Como você pode ver acima, além de podermos usar o mesmo User Control quantas vezes precisarmos em nossa página, ele pode apresentar diferentes comportamentos em cada “instância” usada por nós.

Observação importante: neste cenário, quando compilamos a aplicação são sempre executados primeiro toda a codificação da página em si, para depois ser executado o conteúdo do User Control.

Dito tudo isto, fica a dica de uso do User Control para suas aplicações!

Disponibilizo o código-fonte desse projeto clicando aqui.

Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos!

Um abraço, e até o próximo artigo

Wellington Balbo de Camargo

wellingtonbalbo@gmail.com

About these ads

Expresse sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s